COMUNIDADE DE MISSÃO ITINERANTE
“Que sejas conhecido, ó Senhor Jesus
E o mundo inteiro viva o teu amor,
E pra Te anunciar, eis-me aqui, estou”.
Segundo um dos desejos ardentes do Beato Padre Vigne, que era tornar Jesus conhecido no mundo inteiro, cumprimos o nosso Projeto de Missão Itinerante, durante cinco anos (2018 – 2022), na Paróquia de Santo Antônio, na Cidade de Jardim – CE, sob o pastoreio de Padre Idemário da Silva Muniz.
Neste percurso, as Irmãs enviadas à missão pastoral, no desejo de atender aos apelos de Deus no território paroquial, trabalharam para fortalecer a vivência cristã nas comunidades, ser Igreja viva e atuante, conforme nosso Carisma e as necessidades pastorais em colaboração com o Pároco da Paróquia e o bispo da Diocese de Crato.
E assim estiveram a serviço da Evangelização de acordo com as prioridades da Diocese e o planejamento pastoral paroquial, de acordo com a finalidade deste Projeto e o contrato de Missão Itinerante.
“PASSEMOS À OUTRA MARGEM...” (Lc 8,22).
Convictas de que o Projeto de Missão Itinerante correspondeu aos apelos de Deus e da Igreja, fomos chamadas a partir para outra margem e armar as nossas tendas por mais um tempo missionário, na Paróquia de São Francisco de Assis, em Salitre – CE, Diocese do Crato, a pedido do Vigário Paroquial, Padre Marcus Dantas.
E assim, no dia 29 de janeiro de 2023, na Celebração Eucarística Presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Magnus Henrique e concelebrada pelo Padre Marcus (Vigário Paroquial, Padre Idemário da Silva Muniz (atualmente Pároco da Paróquia de Santana do Cariri) e Padre Paulo Evangelista (Vigário da Paróquia de Santana do Cariri), foram acolhidas canonicamente as Irmãs desta Comunidade nascente: Irmã Maria Ronalda da Cruz de Oliveira, Irmã Maria de Fátima Ribeiro dos Santos e Irmã Flávia da Silva Ribeiro. Estava presente o Conselho Regional da Congregação: Irmã Cislene Aparecida Lirolla (Superiora Regional) e as Conselheiras, Irmã Maria Leolina de Jesus Silva, Irmã Maria de Fátima Ribeiro dos Santos e Irmã Clarissa Almeida de Jesus.
Nessa celebração foi muito significativo a presença da Congregação das Irmãs Servas do Sagrado Coração de Jesus que atuam na paróquia e outras irmãs e irmãos da mesma Congregação que vieram de outras Comunidades. Após a oração final, Dom Magnus convidou a Assembleia a ir em procissão até a casa das Irmãs, para introduzir o Santíssimo Sacramento na Capela da Comunidade, e então prosseguiu com a benção da casa.
Por fim, como diz a nossa Regra de Vida, estamos aqui, em nome da Igreja e da Congregação, “sustentadas pela Palavra de Deus, pelo ardor missionário de nosso Fundador, o bem-aventurado Pierre Vigne, de nossas Irmãs fundadoras e de todas as nossas Irmãs, e somos enviadas a anunciar a Boa Nova a nossos irmãos e irmãs...”
Ir. Ronalda da Cruz