Juninter 2022

Nos dias 20 a 22/05, nós Junioristas Sacramentinas, acompanhadas por Ir. Ana Marta, nossa formadora, participamos do I Juninter presencial, pós-pandemia, em São Cristovão-SE. O tema que norteou todo o encontro foi: “A VRC como dom amoroso de Deus para a sociedade contemporânea”, explanado por Frei Marconi Lins OFM.

A alegria de nos encontrarmos no presencial, de partilharmos nossas experiências, entusiasmos, desafios, foi um tempo enriquecedor, pois em meio à diversidade de carismas e dons, a fraternidade aconteceu. Experimentamos a alegria de sermos irm@s que juntos caminham para a construção do Reino.

O tema do encontro foi embasado em três pilares:

  1. Ele é o absoluto da Vida Consagrada;

  2. Os votos como experiência da visibilidade da entrega-consagração a Deus;

  3. Vida fraterna em comunidade como espaço teológico de Deus.

 

À luz destes pilares, o assessor nos ajudou a olhar um pouco para a história da vida consagrada ao longo dos anos, contemplando a graça de Deus que a conduziu, os momentos de ruptura, mas também os momentos de renovação, convidando-nos a não pararmos na autorreferencialidade, mas juntos assumirmos o compromisso para uma vida consagrada comprometida com a causa do Reino. Olhando para a sociedade contemporânea fomos convidados a dar visibilidade ao Evangelho por meio do nosso testemunho, da nossa sensibilidade ao que se passa no mundo e com as pessoas.

Terminamos o encontro assumindo algumas metas que nos ajudarão a tornar cada vez mais visível a presença de Cristo por meio das nossas ações, sendo esse Dom amoroso de Deus nas nossas realidades de missão.

Ir. Flávia Ribeiro

1
1

press to zoom
2
2

press to zoom
10
10

press to zoom
1
1

press to zoom
1/10