top of page

JMJ 2023 - Entrevista com Ir. Doralice.

WhatsApp Image 2023-08-22 at 21.30_edite

Ir. Doralice é brasileira, da cidade de Pedrão (Bahia), e vive sua missão na comunidade de Boucieu-le-Roi, local da fundação de nossa Congregação, na França. Ele foi uma das quatro Irmãs Sacramentinas presentes nas JMJ 2023 – Lisboa.

 

Sacramentinas Brasil - Ir. Doralice, com Ir. Agnès, você acompanhou um grupo de jovens durante as JMJ 2023. Quantos foram e de quais dioceses da França?

Ir. Doralice - Nós acompanhamos 250 jovens e adolescentes das Dioceses de Nancy, Voges e Toul.

SB - Como vocês foram da França para Portugal e quais as principais paradas?

Ir. Doralice - O transporte que utilizamos foi o ônibus. A 1ª parada foi na Espanha, na qual fomos acolhidos pelas nossas irmãs de Burgos e onde passamos o dia. Lá, visitamos a catedral, depois almoçamos com nossas irmãs no restaurante: pense numa acolhida maravilhosa! Encerramos esse momento com a Celebração Eucarística na catedral. Após o almoço, partimos para a comunidade de Sasamon, onde jantamos e dormimos. No dia seguinte, depois da Santa Missa, tomamos o café da manhã com nossas irmãs, nos despedimos e continuamos a viagem.

SB - Em qual diocese portuguesa vocês viveram a semana que precedeu a Jornada propriamente dita? Que atividades viveram lá?

Ir. Doralice - Chegando em Portugal, fomos acolhidos(as) pela diocese de Viana Castelo. O grupo foi dividido e ficamos hospedados nas casas de famílias em 3 cidades diferentes: Valença, Melgaço e Monção. Todos os dias, o grupo se reunia em uma dessas cidades para momentos de visita, convivência fraterna, para partilhar momentos fortes vivenciados durante os encontros. Ao final, houve uma culminância junto a todas as famílias que nos acolheram, um dia para confraternizarmos e compartilharmos todos juntos essas experiências vividas durante a primeira semana.

SB - Durante as Jornadas, como foi o alojamento de seu grupo?

Ir. Doralice - Na segunda semana ficamos em Santarém, há alguns quilômetros de Lisboa. Ficamos hospedados em um grande centro de controle técnico. Porém, tudo bem organizado, e não haviam apenas grupos franceses, mas também grupos de outros países.

SB - Você encontrou muitos brasileiros e brasileiras durante estes dias? De quais localidades?

Ir. Doralice - Sim, haviam muitos brasileiros! Encontrei alguns vindos de São Carlos, em São Paulo. Conversei bastante com eles e falei que já morei em São Carlos. Foi quando, um dos brasileiros do grupo me contou que conheceu a Irmã Clotildes, disse que sua mãe trabalhou com ela, fazendo bordado, artesanato... Imagine a alegria dos jovens desse grupo quando me encontraram!!!

SB - Cite dois ou três dos momentos mais fortes vividos por vocês durante estes dias.

Ir. Doralice - 1º - Celebração de abertura; 2º - A Via Sacra; 3º - Vigília e Celebração de encerramento.

SB - Das palavras do Papa Francisco dirigidas aos participantes, qual (ou quais) a marcou mais?

Ir. Doralice - Vocês jovens que querem mudar o mundo, lutar pela justiça, que querem viver a vida intensamente, a vós jovens, a igreja precisa de vocês como a terra precisa da chuva, vocês são o presente e o futuro. Jesus diz: não tenhais medo! Em silêncio, repita em seu coração: não tenhais medo! Aos olhos de Deus somos filhos preciosos que ele chama a cada dia para abraçar e encorajar, para fazer de cada um de nós uma obra prima, única e original, cuja beleza mal conseguimos vislumbrar. Que este JMJ nos ajude a reconhecer esta realidade. Sejam esses dias ecos vibrantes do chamado amoroso de Deus, porque somos preciosos a seus olhos, apesar de que às vezes, nossos olhos veem enevoados pela negatividade e ofuscados por tantas distrações. Sejam dias em que o teu nome através de irmãos e irmãs de muitas nações, que pronunciam com amizade, ressoe como uma notícia única na história. Porque único é o pulsar do coração de Deus por ti. Sejam dias para fixar no teu coração que somos amados tal como somos. Este é o ponto de partida.

SB - O que você diria para os jovens e as Irmãs Sacramentinas do Brasil para incentivá-los a se preparar para as JMJ de Seul em 2025?

Ir. Doralice - Tive a graça de participar pela primeira vez de uma Jornada Mundial da Juventude(JMJ). Digo a todos(as) que desejam participar em 2025: vale a pena fazer um esforço!!! Pois, é uma experiência única, onde encontramos tantos jovens de diferentes países. Jovens, que se reúnem em torno do Papa com um único propósito: fortalecer a fé em Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, exige de cada um de nós a disponibilidade interior, física, espiritual e fraterna para acolher os imprevistos que aparecerem. Digo a todos que desejam participar: coragem, é uma graça especial para todos que tem essa possibilidade de ir à JMJ. A língua é um desafio, mas não deixe de participar. Pois, esse momento é único e somos como os discípulos de Jesus, que ficaram cheios do Espírito Santo e falaram uma só língua. Coragem e boa preparação!

logo-JMJ-2023-site-oficial.png
banner-jmj2023-removebg-preview (1)_edit
bottom of page