Aconteceu
Trabalhando a Afetividade
Os coroinhas e acólitos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estiveram reunidos neste domingo, 17 de junho, em nossa comunidade: Centro de Espiritualidade Sacramentina – Vila São José - para juntos refletir sobre o imprescindível tema da afetividade.
Esta temática é muito relevante para todos nós, pois nos ajuda a enxergar o ser humano como um ser singular, constituído por seus sentimentos, suas emoções, seus sentidos e suas percepções... um ser construtor de sua própria história.
A afetividade sendo uma dimensão constituinte de todo ser humano exerce um papel fundamental na nossa vida psíquica, pois as emoções e os sentimentos são os “combustíveis” que alimentam o nosso psiquismo e estão presentes em todas as expressões de nossa vida. Segundo Barreto, (1998), ela pode ser definida como:
[...] o conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob as formas de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre de impressão de dor ou de prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.
Deste modo, a afetividade perpassa todo nosso ser, afetando nosso modo de pensar e de nos comportar. É necessário, no cotidiano, estar atento ao que se passa dentro de nós e ao nosso redor a partir daquilo que sentimos e expressamos por meio de gestos, do silêncio etc.
Diante do tema proposto, a reflexão partiu de situações vivenciadas pelos próprios jovens e adolescentes, trabalhadas pela pintura. Foi um tempo rico de encontro consigo mesmo, com o outro e também de partilha das vivências.

Trabalhando a Afetividade