Assembléia internacional

Irmãs representando as diversas regiões de inserção sacramentina estão reunidas em Valence para um tempo de formação com o tema ESCOLA FRANCESA DE ESPIRITUALIDADE.
Antes de iniciar a assembleia propriamente dita, uma peregrinação ao Santuário de Lourdes foi um tempo forte de convivência, integração e partilha junto àquela que, para nós, é o” Belo Tabernáculo de Deus”, a Virgem Maria.
O dia 8 de julho, festa do Bem-aventurado Pierre Vigne foi celebrado em Boucieu-le-Roi, lugar onde está sua sepultura e onde nasceu a Congregação. A Celebração Eucarística foi presidida por D. Alain PLANET, bispo emérito de Narbonne et Carcassone e outros três sacerdotes próximos da Congregação. Membros da Fraternidade Eucarística e amigos(as) da Congregação estavam presentes.
Irmãs jubilares de diversas regiões celebraram seus jubileus de Consagração: Ir. Yvonne, Ir. Marie Thérèse MOINIER e Ir. Brigitte Marie (da região França-Espanha), Ir. Cristina Fitzgerald (da região Inglaterra-Irlanda) e Ir. Marizete (da região Brasil).
Após a missa, D. PLANET, grande conhecedor de Pierre Vigne, apresentou uma interessante reflexão para todos os presentes na qual abordou a questão: Pierre Vigne, homem de oração e de ação, ardente missionário de ontem e de hoje. Sua espiritualidade é marcada pelos Sulpicianos, pelos Lazaristas, pelos Padres do Santíssimo Sacramento. Seu ardor missionário leva-o ao encontro das pessoas, a encontrar meios adaptados a seu tempo, novos métodos de evangelização. Como fazer algo novo com o tesouro recebido?
Em seguida, houve um almoço na Casa Pierre Vigne, momento de reencontros e de partilha!
O dia terminou com um momento de adoração ao SS. Sacramento, tempo de ação de graças e de louvor por tantas bênçãos recebidas!
Entre os dias 9 e 12 de julho, a assembleia contou com a assessoria do Padre AMOURIAUX, Eudista, que conduziu a reflexão em torno da chamada Escola Francesa de Espiritualidade (iniciada por volta do séc. XVII), nome dado à corrente espiritual da qual faz parte nosso Fundador, o Bem-aventurado Pierre Vigne.
Ele abordou temas como o contexto sócio-cultural-eclesial da época, a definição e os principais elementos desta corrente de renovação da Igreja, os grandes nomes deste movimento (por exemplo Madre Maria da Encarnação, Bérulle, Olier, São Vicente de Paula...)...etc
O Padre AMOURIAUX incentivou a cada participante, a cada Sacramentina, a descobrir as características desta corrente espiritual na vida, nos escritos e na herança espiritual e missionária do Padre Vigne.
Para concluir esta importante etapa da assembleia, na noite do dia 12 aconteceu um momento festivo, uma noite cultural, com apresentações de danças e músicas dos diversos países representados. Foi ocasião de uma alegre convivência, descontração e partilha!
O sábado dia 13 foi um dia dedicado à partilha sobre a missão de cada Região. O ardor missionário do Padre Vigne continua muito vivo nas diversas inserções da Congregação, através da vida doada de cada Sacramentina.
Partilhamos aqui um pouco da missão da nossa Região Brasil, nas suas diversas expressões, com um destaque especial para a missão de nossas Irmãs da Casa São José, testemunho de fidelidade até o fim!
Neste dia, as Irmãs contaram com a presença de D. François Durand, bispo de Valence, que celebrou para elas a Eucaristia e pôde compartilhar de alguns momentos da assembleia.
O domingo, dia 14 de julho, foi um dia muito especial para as Irmãs, que tiveram a graça de passar mais um dia em nossa querida Boucieu-le-Roi, terra de nossas origens.
Cada uma aproveitou o tempo como desejou para ficar na igreja, percorrer a Via Sacra, ir à fonte do Padre Vigne, visitar a cidade, contemplar a natureza... enfim: rezar e conviver!
Outros motivos de festa: o aniversário de nossa Superiora Geral, Ir. Jailde e também de Ir. Marizete que faz parte do grupo da Assembleia Internacional.
De volta a Valence, as Irmãs puderam apreciar os fogos de artifício em comemoração à Festa Nacional Francesa... Depois de um dia tão lindo, uma bela imagem da chuva de graças e luzes que todas estão recebendo!
Um dia todo voltado para a Eucaristia, eis o que foi o dia 15... Um tempo para acolher e recolher todas as graças recebidas nestes dias “para que nada se perca”, como disse Jesus quando multiplicou os pães!
Momentos de oração, leitura orante da Bíblia em grupos internacionais, um tempo de adoração e no centro de tudo, a celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Eric LORINET... Uma bela conclusão para estes dias de assembleia que ficaram marcados nos corações de todas as participantes que, têm agora, a missão de “contagiar” suas Irmãs, nas diversas comunidades, para que se mantenha acesa a chama do ardor missionário de Pierre Vigne: QUE JESUS SEJA MAIS CONHECIDO, AMADO E SERVIDO POR TODOS EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO!
*** Agradecimento especial à Ir. Ana Paula Vergara pelo envio das fotos para esta publicação...e a todas que colaboraram de uma forma ou de outra!