Os elementos que constituem nosso brasão não mostram nobreza de título, nem antiguidade de linguagem, mas resumem o espírito do qual nasceu em 1715, uma Congregação: o amor de um santo sacerdote por Jesus Crucificado e Eucarístico.
As autoridades civis de várias localidades, onde nos fixamos no estrangeiro, pediram que adotássemos um escudo para figurar nas festas patrióticas.
A então Madre Geral, Irmã Maria Arsène, colocou o projeto em estudo. As diversas sugestões foram apresentadas ao Sr. de Font-Réaulx, arquivista do departamento de Drôme, que achou esta fórmula, em sua simplicidade, admirável para exprimir a alma da Congregação.
Elementos
Atributos heráldicos: O ostensório nos convida a irradiar o Cristo, na paz; as três cruzes representam o Calvário de Boucieu, humilde aldeia de nossa origem. Eis em termos heráldicos: Campo Blau (azul) - Ostensório de Prata (branco) - Chefe de Goles (vermelho), ornado com três Cruzes de Jalne (ouro- amarelo).
Listel e divisa: Hóstia oferecida com amor pelo Cristo, em sua Paixão (vermelho). Possamos nós retribuir-lhe com os frutos sazonados (ouro) que Ele espera, e saciar sua dolorosa sede na cruz.
Para entender o vocabulário
Heráldica - estudo dos brasões e escudos
Chefe - parte superior de um escudo (equivalente a 1/3)
Goles - cor vermelha
Jalne - amarelo ou ouro
Blau - azul
Listel - qualquer faixa, fora do escudo, com inscrição ou ornatos.