Nossa história começa quando o Bem Aventurado Pierre Vigne, nosso Fundador, sob o impulso do Espírito Santo e animado pelas duas chamas que abrasavam o seu coração, CRUZ e EUCARISTIA, deu um SIM generoso a Deus, nascendo, então, em 1715 a Congregação das Religiosas do SS. Sacramento. Na simplicidade deste começo, a mão de Deus aí pairou e aos poucos, as futuras Sacramentinas foram se reunindo, atraídas pelo “Belo Sol da Igreja” - a Eucaristia, à sombra da CRUZ. Lugar escolhido pela Divina Providência: Boucieu-le-Roi - França.
Fundação no Brasil
O instrumento nas mãos de Deus para o grande envio ao Brasil foi Madre Saint Emérentienne Vigne que num gesto profundamente “missionário”, convocou Ir. Saint Felix Baudet, Ir. Saint François Cotiaux, Ir. Saint Rosalie Roche, Ir. M. Hermann Colombet e Ir. Felicité Tachetti a deixarem tudo para construir o Reino de Deus em terras brasileiras. Como “missionárias, aceitaram o chamado de Cristo, a “missão” longínqua e desconhecida; como “missionárias”, despediram-se da Pátria, da família e de sua Comunidade”. À frente do grupo, Ir. Saint-Felix, fiel à sua Igreja e à nossa Congregação, trouxe com as demais pioneiras a riqueza do nosso carisma para a Terra de Santa Cruz.
Foram quatorze dias de viagem, até que aportaram na baía de Pernambuco e, depois, partiram em direção à Bahia. Era o dia 03 de abril de 1903.
Nossas Irmãs foram hóspedes, primeiramente, das Irmãs Ursulinas, que também eram francesas. Depois rumaram de navio até Cachoeira e, de lá, de trem até Feira de Santana, onde assumiram a primeira obra educacional e apostólica no Brasil: um orfanato. Foi um trabalho árduo pelas dificuldades financeiras e pelas dificuldades da língua.
Irmã Saint-Felix, entusiasmada como nunca pela generosidade e amizade do povo baiano, solicita à Madre Geral que envie mais Irmãs. O espirito missionário dessas Irmãs europeias atravessou fronteiras, consolidou-se, deu frutos e, hoje, vemos, com alegria, o crescimento da congregação Sacramentina presente em diversas áreas pastorais em sete países.
A morte de Ir. Saint-Felix em 4 de junho de 1904, logo no início da implantação das primeiras obras, foi como que o grão de trigo a morrer para produzir vidas. Deixando-nos quando o Brasil mais precisava de sua presença, marcas de sua vida se perpetuam entre nós.
As Irmãs Sacramentinas participam da vida da Igreja onde estão presentes no Brasil e no mundo. O trabalho missionário realizado em diversos estados do Brasil, permite atualizar o Carisma e torná-lo mais vivo em meio aos que são a nós confiados.
Atualmente a missão das Religiosas do SS. Sacramento, no Brasil, está presente nos estados da Bahia, Alagoas, Pará, Ceará, Pernambuco e São Paulo.