top of page

“Deus nos cerca de carinho e proteção” (Sl 124/125)

Assim início com gratidão ao falar do III Encontro de Coordenadores da Fraternidade Eucarística Pierre Vigne, realizado nos dias 28 a 30 de julho de 2023, no Convento Dom Amando, em Salvador/BA, o qual teve representação e participação de todos os grupos da Fraternidade. Foi um tempo de graça, reencontro, partilhas, memória, alegrias, aprendizagem, troca de saberes e sabores entre as culturas dos Estados ali presentes. Todos os grupos foram com um coração aberto para viver o momento e vivenciar o novo e as descobertas. Pe. Paulo Tarso apresentou a chegada das Irmãs no Brasil - 120 anos, com muita propriedade e profundidade, foi um momento de ação de graças, memória e emoção ao recordar todo o contexto histórico das primeiras Irmãs no Brasil.

Logo depois, Irmã Claudenice nos falou de forma dinâmica sobre o nosso carisma, como vivenciá-lo no cotidiano de nossas vidas. Então, fomos agraciadas(os) com a fala de Irmã Cislene Aparecida Lirolla (Superiora regional), que motivou todo o grupo a continuar testemunhando e vivendo o nosso carisma, trazendo como algo novo, de formar equipes juntamente com as Irmãs para irmos em missão onde nos chamarem.

À noite tivemos um momento cultural, a partir das leituras feitas do livro “Pierre Vigne: A caminho com os humildes”: tempo de descontração, alegria e diversão. Depois houve a degustação dos sabores locais de cada cidade e região.

Todavia, não posso esquecer de todos os momentos orantes, trazendo desde a temática do 3º ano vocacional, como dom e graça, e o que nos conduziu até o encontro, que foi sentir o coração arder e se pôr a caminho, em saída, o louvor e ação de graças com o ofício das comunidades ao ar livre e as celebrações eucarísticas, especialmente no domingo quando o Pe. Patrik nos deixou um apelo, para sermos sal da terra e luz do mundo, pois como o sal que dá sabor, descongela e conserva, assim também é nossa missão enquanto coordenadores... e que sejamos luz que conduz e ilumina os outros.

Como diz no cântico das criaturas de Pierre Vigne: “O sol nos diz continuamente: dou-te minha luz para que tu ames Aquele que a fez...Tudo grita, tudo clama: ama, ama! Ama teu Criador! Ama teu Deus! Ama teu Pai! Ama teu Redentor!”

Ir. Ana Isabel Ferreira

bottom of page