top of page

As chegadas se sucederam desde o dia 27 de junho... Vindas da França, da Itália, da Inglaterra, da Tanzânia e de várias comunidades do Brasil, as participantes do Encontro Internacional agora estão todas reunidas em Salvador.

E nada melhor do que uma festa junina para realizar um mergulho cultural e experimentar a alegria do povo brasileiro! E foi junto com nossas queridas Irmãs da Casa São José, que a festança aconteceu!

Benvindas todas ao nosso Arraiá!

Encontro Internacional de Irmãs Sacramentinas

E a formação começou...

Nesta quinta-feira, dia 30 de junho, deu-se início o Encontro Internacional, em Salvador da Bahia.

Deste encontro, como já dissemos acima, participam as Irmãs das Regiões França/Espanha, Itália,  Inglaterra/Irlanda, Brasil e da Tanzânia, todas Irmãs que têm entre 10 a 20 anos de votos perpétuos.

O Encontro começou no salão da Casa Regional, com um momento profundo de oração. Pedimos que o Espírito Santo conduza esses dias, dando a cada participante seus dons.

Em seguida foi o tempo da  acolhida e da animação. Tudo aconteceu com muita alegria.

Logo depois, iniciamos a reflexão do tema: “As relações interculturais, um caminho de crescimento pessoal e comunitário...”. Para nos ajudar nessa reflexão tivemos a presença da Irmã Mary Elisabeth ISC, que conduziu os trabalhos da manhã e da tarde.

O dia de encontro foi concluído com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

A reflexão continua...

O segundo dia do Encontro Internacional começou com um momento de dança ao ar livre e prosseguiu com a oração, na qual invocamos sobre nós as luzes do Espírito Santo com o canto “Vem, com teu saber...”

Irmã Mary Elisabeth nos ofereceu um pequeno texto o qual lemos e assim, concluímos a nossa oração.

Logo após, deu-se início aos trabalhos da manhã.

Irmã Mary Elisabeth, continuou falando-nos sobre “ as relações interculturais...”.

Concluímos os trabalhos desta manhã com uma partilha em pequenos grupos.

VISITAS ÀS COMUNIDADES DO NOVICIADO, GARCIA E CASA REGIONAL

Ainda a interculturalidade... 

O encontro continuou com muita reflexão sobre a inculturalidade. Partilha em grupos, momentos de deserto, danças, músicas, tudo nos ajudou a conhecer um pouco mais sobre a cultura da outra.

Viver a inculturalidade não é fácil, mas é possível e nós somos chamadas a viver esse processo de inculturação em nossas comunidades para dar testemunho da comunhão e da fraternidade.

Conclusão da formação sobre interculturalidade

Para finalizar os trabalhos do encontro, iniciamos a tarde do sábado, com um momento de oração pessoal para internalizar tudo aquilo que ouvimos e vivenciamos das colocações da Irmã Mary Elisabeth.

Agradecemos a ela as palavras ditas com sabedoria e que iremos levar para a nossa vivência comunitária.

Que tenhamos sempre a coragem de buscar conhecer, respeitar e valorizar a cultura da Irmã.

Conclusão da formação e Noite Cultural

Para finalizar esta etapa, tivemos no sábado uma Noite Cultural,  na qual cada grupo apresentou com muita animação uma dança,  uma brincadeira de seu pais.

Gratidão é o que brota dos nossos corações. Gratidão a Deus e a Congregação por esse momento de formação no encontro internacional, que nos enriqueceu e que nos motivou a vivermos com fé a inculturação.

O domingo foi reservado para um tour-peregrinação na cidade de Salvador da Bahia. Foi um dia muito enriquecedor para todas. 

Visitamos o Pelourinho, a Igreja de São Francisco, a Catedral, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a igreja do Bonfim e a igreja de Ir. Dulce.

Retiro no Canarinho

De 4 a 7 de julho, o grupo viveu um tempo de retiro espiritual com o tema “Embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo, e, cada um por sua vez, é membro dos outros” (Rm 12, 5).

O retiro foi orientado por Irmã Marie-Jô GROLLIER, AS, que ajudou as Irmãs a refletir sobre aspectos bem centrais de nosso carisma eucarístico-missionário: a comunhão, o serviço, a partilha, citando as Escrituras e nosso Fundador, Pierre Vigne...

Silêncio, duas colocações por dia e quatro tempos de oração foram a dinâmica destes dias abençoados.

Citamos aqui apenas um trecho de uma das reflexões de Ir. Marie-Jô que toca muito nossos corações sacramentinos:

“São João coloca o lava-pés no lugar da instituição da Eucaristia...Um modo de ser, um Reino de iguais, sem discriminação. É serviço de um ao outro. A única condição é AMAR.

É revelação e ensinamento. É amor e mandamento. É gesto-vida, gesto-horizonte, gesto-luz.”

 

Obrigada, Senhor!

A festa do Bem-aventurado Pierre Vigne

 

No dia 8 de julho, a celebração da festa do nosso Fundador foi muito especial. As participantes do encontro internacional a viveram em Feira de Santana e tiveram a oportunidade de participar da Eucaristia na igreja a ele dedicada.

 

Neste mesmo dia, o grupo conheceu o Colégio Padre Ovídio, lugar de nossa primeira implantação no Brasil, quando as Irmãs assumiram a missão no Asilo Nossa Senhora de Lourdes. 

 

Dia para agradecer por nosso Fundador e também por aquelas que foram as Fundadoras da Região Brasil.

 

Imaginaria o Padre Vigne naquele de 30 de agosto de 1715 que a sua Congregação teria uma fisionomia tão internacional? 

 

Que ele nos ajude a dar testemunho da unidade na diversidade pela força da Eucaristia!

Visita à Comunidade Missionária Irmã Maria Alice

 

No domingo, dia 10 de julho, o grupo visitou nossa comunidade do Planalto, região periférica de Salvador. É a comunidade de formação de nossas aspirantes e postulantes.

 

A visita começou com a participação na Celebração Eucarística às 7h da manhã, na igreja Nossa Senhora Mãe da Igreja, sede da paróquia.

 

Foi um belo encontro com o povo e a descoberta de outra face da nossa missão.

Visita à Comunidade da Trindade

 

Continuando sua rota de descobertas, as participantes do Encontro Internacional estiveram na Comunidade da Trindade.

Foi uma manhã de encontros significativos, em que cada pessoa, cada história,cada detalhe, falava do amor cheio de ternura de nosso Deus que nos reergue e chama à vida, qualquer que seja nossa condição.

Experiência a ser recordada cada dia ao rezarmos: “Eu vos adoro, Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito, cuja glória enche o Universo!”

 

Para saber mais sobre a Comunidade da Trindade:

 

https://pt-br.facebook.com/ComunidadeDaTrindade/

Dia de lazer...e retorno à casa!

 

No dia 12 de julho, o mergulho cultural proporcionado pelo Encontro Internacional terminou com um mergulho no mar de Jauá, num dia de lazer e convivência. O sol não fez sua aparição, mas o Belo Sol que é Jesus iluminou o dia concedendo a todas os dons da alegria, da ação de graças, da contemplação, do repouso...

 

Afinal, no dia seguinte, atravessando o oceano, cada uma empreenderá uma longa de viagem de retorno ao seu país, retomando a vida cotidiana em comunidade e a missão. Mas a viagem interior continua e o cultivo das sementes recolhidas nestes dias inesquecíveis...

 

Au revoir, mes soeurs ! Arrivederci ! Good bye ! Kwaheri ! Até a próxima vez !

 

***

 

Obrigada a todas as Irmãs que colaboraram com esta página, enviando informações e fotografias, em especial Ir. Jamire Marinho, Ir. Ana Paula Vergara e Ir. Daniela Campanello.

bottom of page