Peregrinação Itália e França das Jovens Junioristas

De 5 a 30 de junho, nós irmãs Junioristas Ir. Maria de Lourdes Souza, Ir. Flávia Ribeiro e Ir. Ana Isabel Ferreira participamos da última etapa de formação internacional voltada à preparação para os votos perpétuos. Juntamente com as Irmãs Flora France e Felista Patiens da Tanzânia que vieram acompanhadas pela Ir. Fátima Ribeiro. Todo o grupo foi acompanhado e conduzido pela Ir. Sheila Machado (Conselheira Geral).
A jornada começou em Roma, onde tivemos a oportunidade de visitar as sete igrejas escolhidas pelo Vaticano para a peregrinação do Jubileu. Durante essa semana intensa, mergulhamos profundamente na fé, nos fortalecendo na fonte da Igreja.
Foram dias marcados por emoções intensas, alegria e uma imensa gratidão a Deus e à congregação por essa experiência única, que incluiu poder rezar diante do túmulo de São Pedro, do Papa Francisco e de outros papas ao longo da história.
Além disso, visitamos algumas das nossas comunidades na Itália, onde fomos acolhidas calorosamente por nossas Irmãs. Assim, conhecemos as casas de missão, no qual as Irmãs assumem com tanto empenho. Verdadeiras vidas entregues à causa do Reino.
Depois de uma semana em Roma, partimos rumo à França, terra que originou nossa Congregação. Esses dias foram repletos de momentos profundos com nossa espiritualidade, caminhando pelas terras onde nosso fundador e as primeiras Irmãs viveram. Foi muito emocionante poder rezar diante do túmulo do nosso fundador na Igreja onde as primeiras Irmãs fizeram seus primeiros votos, participar da missa na Igreja dedicada a São João Batista em Rencurel, onde ele celebrou sua última missa. Por tudo isso, nossos corações se encheram de alegria!
Visitamos o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, onde tivemos a oportunidade de rezar na gruta, participar da procissão luminosa, fazer a via-sacra, acompanhar a procissão com o Santíssimo Sacramento e percorrer o caminho de Bernadete — momentos carregados de um imenso desejo de continuar ofertando a nossa vida.
Durante os dias de convivência com as Irmãs, visitamos as casas de repouso, conhecemos também a missão das Irmãs na França. Que generosamente dão continuidade a inspiração fundacional do nosso carisma. Além disso, tivemos a oportunidade de celebrar a missa de Corpus Christi e renovar nossos votos em uma das cidades onde o Padre Vigne realizou seu trabalho missionário.
Ao contemplar o entusiasmo missionário do Padre Vigne, seguimos os passos que ele percorreu e rezamos a via-sacra que há tantos anos é acompanhada pelas Irmãs junto aos peregrinos. Com o coração repleto de alegria, pedimos ao nosso fundador e às primeiras Irmãs que renovem em nós esse mesmo fervor missionário. Que essa vivência se transforme em frutos concretos na nossa missão.
Nosso muito obrigada a nossa querida Congregação!